ARACT-SP e a luta que dura mais de 22 janeiros!

Aumentar/diminuir o texto:

A nossa luta nestes 22 anos não foi fácil para conseguir os nossos benefícios, no ano de 1991 sem recursos financeiros fomos a luta para conseguir aos aposentados e pensionistas 1711, a lei complementar de aposentadorias e pensões que foi aprovada pelo Congresso Nacional e vetada pelo Presidente Collor, com muita união derrubamos o veto e conseguimos a Lei 8529/92, a ECT nos seus acordo coletivos de trabalho, dava aos seus trabalhadores Abonos e não repassava aos aposentados onde eramos obrigados a entrar com ações judiciais para conseguir fazer com que a ECT cumprisse a Lei 8529/92.

Ainda temos pendentes as ações dos Abonos 2000/2001 que estão aguardando decisão do juiz em Recife/PE. Conseguimos também nesta nossa luta o IGQP para os beneficiários da Lei 8529/92. Em 1997 foram demitidos a nível Nacional quase 3.000 aposentados dos Correios e com muita luta e união, conseguimos readmitir mais de 2.800 aposentados com a liminar realizada 22 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS! Pelo escritório de Advocacia Janot, onde garantiu a permanência até o ano de 2009. Neste período de 1997 até 2009 nos dirigentes das Associações de aposentados dos Correios, tivemos uma luta constante para conseguir um acordo administrativo para a saída dos aposentados, saindo com incentivos e todos os direitos trabalhistas.

No período de maio a julho de 2009 a ECT realizou um PDV (pedido de demissão voluntário), a todos os aposentados que queriam se desligar, pagando os direitos trabalhistas de 40% do FGTS e mais 20% ao ano trabalhado na empresa, onde ainda temos companheiros aposentados beneficiários da liminar de reintegração trabalhando.Companheiros ainda temos a luta dos 1712, onde a ARACT/SP investiu muito para aprovar o projeto no Congresso Nacional e no ano de 2000 foi vetado pelo ex. Presidente FHC, os dirigentes do movimento dos aposentados e pensionistas dos Correios não desistiram desta luta, o veto está vivo e estamos ainda se mobilizando juntos aos parlamentares no Congresso Nacional para a derrubada do veto.

O movimento dos 1712 acreditava com a eleição do Lula seria mais fácil, mas infelizmente todos nos enganamos, pois ficou mais difícil, porque vocês sabem muito bem que o PT hoje não e um partido dos trabalhadores e sim um partido contra os aposentados e acham que todos os trabalhadores aposentados e pensionistas tem que ganhar apenas um salário mínimo, mas não devemos desistir da luta para a derrubada do veto, que da a complementação das aposentadorias e pensões dos 1712.

A Nossa luta contra os descontos do Postalis surtiu efeito por quê?

Porque as Associações de aposentados, ADCAP e Sindicatos entraram na luta para barrar os descontos dos 25,94%. A ADCAP entrou com uma liminar coletiva e teve sentença indeferida, a ARACT/SP também entrou com 3 (três) liminares e teve sentença indeferida a FAACO e todas as outras associações de aposentados, solicitaram aos advogados a suspensão com as entradas de liminar, porque foi constituída uma comissão para fazer uma sindicância
no Postalis e terão que se pronunciar até janeiro de 2016, onde então o Postalis só irá descontar
alguma porcentagem no mês de abril de 2016.

Todos os nossos associados que entregaram documentos para a liminar, devem aguardar até sair o resultado da comissão, a ARACT/SP irá convocar todos os participantes para participar de uma reunião com o advogado para tomar uma decisão.

Companheiros deixei para o final a maior conquista dos aposentados, que foi a assistência médica aos trabalhadores aposentados dos Correios a partir de 01/01/1986. Hoje a nossa luta e para conseguir a assistência médica para as pensionistas após o falecimento do titular, o que não vai ser fácil.

A ECT já convocou a comissão de negociações da FINDECT, e os aposentados terão a oportunidade de participar das negociações do acordo coletivo de trabalho 2015/2016, precisamos contar com o apoio de todos e principalmente da fidelidade com as mensalidades da ARACT/ SP, para que possamos ter recursos  financeiros e assim manter a nossa luta, esperamos contar com o apoio de todos os nossos associados.

Unidos venceremos quaisquer obstáculos.

Publicada dia 10/09/2015 18:15



Compartilhe agora com seus amigos