Diretoria FINDECT divulga resoluções para a luta pela manutenção da Assistência Médica – Não aceitamos mensalidade!

Aumentar/diminuir o texto:

Diretoria da FINDECT, e sindicatos filiados, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 20 de janeiro, para debater a luta na defesa da Assistência Médica dos Trabalhadores dos Correios. O encontro foi organizado como resposta aos ataques propostos pela direção da Empresa ao benefício dos Ecetistas.

banner_aract_sp_encontro_findect_plano_de_Saude_20_01_2017_

Participaram da reunião dirigentes dos Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão. Além dos lideres sindicais, ainda participaram do debate representantes da FAACO, ADCAP e APECT. No início, a representante da vice-presidência dos Correios, Alda Mitiê, fez apresentação dos resultados das discussões na comissão paritária para melhorias no plano de Assistência Médica.

Na parte da manhã, foi apresentada a proposta da Empresa para manutenção do plano de saúde e discutida todos os problemas que atingem a categoria ecetista. Na parte da tarde, foi a vez dos representantes dos Trabalhadores na Comissão Paritária apresentarem suas propostas para os dirigentes sindicais.

Para sustentar o debate, foram utilizados os resultados da consultoria H&J sobre a atual situação do plano de Assistência Médica. O consenso dos representantes na Comissão, e também da plenária, é a de que mudanças são necessárias e urgentes na gestão do Plano de Saúde. No entanto, a proposta de coparticipação (cobrança de mensalidade) está descartada, uma vez que a categoria ecetista é a que recebe menores salários, quando comparado ao de outras estatais.

“Pela proposta da Empresa, os Trabalhadores terão de 20 à 40% dos seus salários comprometidos com o plano de saúde. Além disso, as consultas e outros procedimentos também serão cobrados do Trabalhador. Essa proposta é insustentável”, afirma Wilson Araújo, representante dos Trabalhadores na Comissão Paritária.

A proposta apresentada pelos representantes na comissão de Saúde foi a volta dos ambulatórios e o retorno da gestão da Assistência Médica para o RH da Empresa, bandeiras já levantadas pela FINDECT.

Alguns documentos solicitados pelos representantes dos Trabalhadores na Comissão não foram apresentados pela Empresa. Documentos fundamentais para análise das contas e elaboração de melhores propostas para manutenção do plano de saúde. Os documentos serão cobrados mais uma vez nas reuniões da semana do dia 23 de janeiro.

banner_encontro_findect_plano_de_Saude_silvana_23_01_2017_2

Após um dia inteiro de debates, foram aprovadas as seguintes resoluções:

1) Rejeitar a proposta da ECT tão logo seja apresentado o relatório da Comissão Paritária (Não aceitamos mensalidades);

2) Defender que 10% do faturamento da ECT seja destinado às despesas com saúde de seus funcionários, de modo a financiar a assistência médica e odontológica;

3) Exigir o retorno da gestão do Correios Saúde para a ECT (RH);

4) Disputar as eleições para o Conselho Deliberativo e Fiscal do POSTAL SAÚDE, em unidade com outras organizações representativas dos trabalhadores;

5) Mobilizar os trabalhadores de modo a não permitir nenhum retrocesso em nossa Assistência Médica. Queremos melhorias e ampliação da rede credenciada.

Fonte: Findect

Confira abaixo mais fotos deste importante encontro em defesa de nosso convênio médico:

Publicada dia 23/01/2017 16:42



Compartilhe agora com seus amigos